Sobre o Peter Drucker Challenge

O Peter Drucker Challenge é um concurso anual de texto promovido pelo Global Peter Drucker Forum que tem como alvo manter viva a filosofia de gestão voltada para o ser humano de Peter Drucker nas mentes da geração jovem.

O tema de 2020 foi “Liderança e Pensamento Crítico”, e eu alcancei o 2º lugar na categoria de estudante* em uma competição de mais de 600 pessoas do mundo todo. Fui a primeira brasileira em 10 anos do concurso a estar no top 3.

No meu ensaio, abordei as bolhas sociais, as fake news, e como o pensamento crítico pode ser uma ferramenta para enfrentar esses problemas. Em resposta ao questionamento do concurso sobre o desempenho dos líderes jovens em relação a esse tipo de pensamento, comparei as decisões do ex-Chanceler Austríaco Sebastian Kurz — o líder de governo mais jovem do mundo — e de outros jovens líderes políticos com as dos líderes mais velhos frente à pandemia do Covid-19

Recentemente, diversos brasileiros entraram em contato comigo pedindo dicas para tentar o concurso esse ano. Isso me motivou a olhar para trás, para o desenvolvimento do meu texto, e destacar alguns pontos que foram importantes no meu processo:

  • Conhecer a estrutura de um ensaio

O concurso tem como formato o ensaio. É fundamental, antes de ‘colocar a mão na massa’, conhecer as particularidades deste gênero textual para estruturar seu texto de acordo, evitando que ele acabe sendo um texto narrativo ou dissertativo, por exemplo.

  • Pesquisa. Muita pesquisa

Antes de definir uma estratégia ou um tema para o seu ensaio, pesquise sobre os tópicos levantados pelos questionamentos do concurso. Embora o ensaio seja um texto opinativo, é essencial embasar sua opinião em fatos, garantindo assim que a sua visão de mundo seja congruente com a realidade. Dessa pesquisa podem surgir inúmeras ideias para o seu texto.

Não deixe de anotar as citações relevantes para o seu tema, bem como o autor, obra e página. Elas irão compor sua bibliografia.

  • Montar uma lógica

Caso você aborde diversos temas, encontre um ponto em comum entre eles e monte uma estrutura para que um tema puxe o outro. No meu caso, o ponto em comum foi a política, e eu busquei fazer com que esse assunto sempre estivesse presente em cada tema que abordei, seja com um foco maior ou menor.

  • Escreva

Desde que iniciei a produção do meu ensaio, escrevi todos os dias até concluir o texto. Houve dias em que escrevi uma página inteira; outros, em que eu não me sentia disposta ou inspirada, escrevi pelo menos uma frase. E no dia seguinte, eu sempre relia o que havia escrito no dia anterior e editava esse trecho para me situar no meu próprio texto e me aquecer para continuar a escrita.

  • Editar e avaliar o ensaio

Quando terminei o primeiro rascunho, tirei uma semana longe do meu texto para perder os “vícios” e poder avaliá-lo com um olhar mais imparcial e fazer uma edição mais eficiente. Caso se sinta à vontade, mostre seu ensaio para pessoas que você valoriza a opinião e saiba ouvir as críticas que te apresentarem. Elas poderão te apontar falhas ou problemas em seu texto que você ainda não viu.

  • E o inglês?

O concurso exige que o ensaio esteja na língua inglesa. No meu caso, a tradução do português para o inglês foi feita por mim, mas sei que há profissionais que oferecem esse tipo de trabalho. Consultar o Google Tradutor para um trecho ou outro é válido, mas só recomendo essa ferramenta se você tiver conhecimento suficiente da língua para identificar se a tradução mantém o mesmo sentido que o original. Caso contrário, você pode acabar dizendo algo que não queria.

Escrever para o Peter Drucker Challenge mudou minha visão política e a forma como enxergo os problemas relacionados aos temas que abordei, além de me dar uma consciência maior sobre o papel das redes sociais neste mundo que se torna cada vez mais digital.

À você que pretende participar nesse ano ou nos próximos, fica a minha dica: entrando no top 10 ou não, você só tem a ganhar com essa experiência que, com certeza, irá te fazer reavaliar a forma como você vê o mundo.

*O concurso considera também como ‘estudante’ quem possui apenas o Bacharel.

--

--

VFX Artist & writer

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store